Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Onyewu - BORN IN THE USA

Filho de emigrantes nigerianos que rumaram ainda jovens aos Estados Unidos, Oguchialu Chijoke Onyewu nasceu a 13 de Maio de 1982, na capital Washington D.C, no seio de mais quatro irmãos e de uma família religiosa, dedicada à fé e à solidariedade pelos demais, cedo o jovem Oguchi percebeu os valores que devem nortear um ser humano digno, sensível e trabalhador.
Estudou no Liceu de Sherwood, em Silver Spring (Maryland), cidade onde viveu a maior parte da sua juventude, tendo aí concluído os seus estudos com distinção, frequentou a Universidade nos dois anos seguintes (Clemson University) onde foi jogador da equipa principal, e onde mostrou desde logo qualidades para abraçar a carreira de profissional de futebol.
Sem supresas, e tendo só 20 anos, Onyewu viu-se perante um dilema, continuar a estudar, licenciar-se, ou aceitar a proposta do primodivisionário Metz, da Liga francesa...depois de um período de meditação, decidiu rumar a França, onde jogou pouco de 2002 a 2004 (3 jogos), por empréstimo mudou-se para o La Louvière da Bélgica, onde se destacou em poucos meses.
O histórico Standard avançou para a sua contratação em 2004, o gigante norte-americano foi figura de proa nos "vermelhos de Liège", esteve 5 épocas no Maurice Dufrasne (Sclessin), registando ainda uma cedência de meia temporada ao Newcastle, as atenções do "colosso" AC Milan viraram-se para Bélgica, corria o ano de 2009 e Onyewu "aterrava" em San Siro.
Em 18 meses nunca alinhou em partidas oficiais pelo clube milanês, resultado de sucessivas lesões e problemas musculares, sendo naturalmente emprestado ao holandês Twente na última metade da época 2010-2011, onde não mesmo jogando muito, cumpriu o que lhe fora exigido, ajudar a equipa a cimentar o seu estatuto europeu.
De regresso a Milão, sem espaço no plantel, e com vontade em mudar de ares, Onyewu foi dado como dispensável, o Sporting, através de Luís Duque e Carlos Freitas, aproveitou a "deixa" e contratou o "Capitão América", a custo zero...chegava assim ao Alvalave XXI com 29 anos, assinando por 3 épocas.
Em pouco mais de 6 meses, o norte-americano, chegou, viu e convenceu, sendo neste momento considerado o esteio da defesa sportinguista, onde defende como poucos, joga e até marca golos,  é acarinhado por toda a massa associativa leonina, que o apelida de "Capitão América"...Onyewu mostra-se feliz nesta fase da sua carreira, e o Sporting agradece.


Saudações leoninas,
Ruben Proença de Amorim

Sem comentários:

Enviar um comentário