Ontem estiveram presentes em Alvalade 38.405 espectadores, assistência que tem de ser catalogada de excelente, o adversário (Beira-Mar) e o ciclo de seis jogos sem vencer por parte do Sporting não propiciava uma grande afluência, e no entanto o jogo de ontem teve a 3ª maior assistência da época, os responsáveis do clube, com Carlos Barbosa à cabeça, terão forçosamente de retirar daí as devidas e necessárias ilações.
A hora acessível do jogo, 17h00, não é justificativo suficiente, mais do que isso, foi a política de bilheteira a ditar regras, os preços acessíveis e a gratuitidade das entradas para crianças até aos 11 anos foi "Rei com olho" em "terra de cegos", a multidão que se deslocou ao Estádio pronunciou-se, num claro sinal para o interior do clube "queremos vir a Alvalade apoiar a equipa, mas a preços convidativos...até tenho Sport TV mas isto é outra coisa" ouvi de um senhor de 50 e muitos anos que se fazia acompanhar por filho e neto.
Há muito que defendo uma política de bilheteira semelhante a esta, não pontual, mas duradoura, que permita ao Sporting e à sua equipa de futebol terem o apoio que merecem, condizente com a sua grandeza, de que serve colocarem-se as entradas a uma média de 20 euros, se com tais preços só temos 20 mil pessoas no Estádio? Baixando essa média para metade, temos 40 mil espectadores, a receita é a mesma, mas o apoio massivo dos adeptos eleva a atmosfera competitiva para outro patamar.
Defendo no entanto que nos jogos com Benfica, FC Porto e Sp.Braga para Liga, e nos jogos das competições europeias, com equipas da mesma dimensão da nossa ou superior, devido ao maior interesse dos adeptos e respectiva procura, a tabela de preços deve ser a dita normal, pois nesses jogos o clube precisa ter receitas condizentes com as suas necessidades financeiras, parece-me de todo lógico e aceitável.
Espero pois que os responsáveis tenham percebido a dimensão e o alcance que esta medida (pontual) teve, num claro sinal que a pontualidade devia tornar-se uma constante, sabemos que ter 40 mil pessoas no Estádio, a baixo preço, é o mesmo que ter 20 mil pessoas a pagar o preço habitual, mas não nos esqueçamos de um pormenor, os 15 ou 20 mil sportinguistas a mais que vão ao Estádio, em condições mais acessíveis, compram merchandising, consomem comidas e bebidas, o que até aumenta as receitas do clube, houve visão, agora é continuar.
Saudações leoninas,
Ruben Proença de Amorim
Sem comentários:
Enviar um comentário