Somos mais que um clube de futebol, essa é a essência da nossa Instituição, o seu ADN, desde a sua fundação, em 1906, que o Sporting procurou ser vencedor em mais do que um plano desportivo, nos pelados/relvados, ringues, pavilhões, piscinas, estradas, etc...somos o 2º clube com mais troféus individuais e colectivos do Mundo, só superados por outro "gigante", de seu nome FC Barcelona.
Vemos hoje com grande alegria a força do atletismo, futsal e andebol, onde estamos a discutir títulos europeus, e o ressurgimento de Modalidades como o basquetebol e rugby, onde o Sporting sempre teve tradição e através das quais enriqueceu o seu prestigiado e longo palmarés, sinal que o nosso clube tenta reencontrar-se com a sua grandeza, com a sua história, mas acima de tudo com o seu destino.
Mas tal encontro deve fazer-se em bases sólidas, com projectos viáveis, com cabeça, tronco e membros, não servirá de muito a reactivação de várias modalidades sem estar assegurado o mais importante, a sua orçamentação, a sua viabilidade e em certa parte, a sua autonomia, e colocar-se a seguinte questão "se uma determinada modalidade tiver um ano menos bom a nível financeiro, o clube colmatará tal falha?".
Convém sabermos a fundo o plano desportivo/financeiro para as Modalidades, as que já existiam e as que foram reactivadas, se existe algum plano de contingência, ou se nos vamos arriscar a ver algumas modalidades a reaparecerem no quotidiano do clube, para estarem a prazo, e ao primeiro sinal de fraquejo, ficarem com a sua sobrevivência em risco, nesse aspecto penso que se impõem esclarecimentos adicionais a Mário Patrício e Ricardo Tomás.
Um clube como o Sporting vive hoje, pela força e visibilidade da sua indústria, essencialmente do futebol, mas nunca deve esquecer a sua história e tradição, as Modalidades, equipas e atletas que tanto dignificaram a nossa camisola, se é possível ter um clube forte no futebol e nas Modalidades? É, embora exija mais trabalho, mas o exemplo dos tempos de João Rocha mostram que tal é possível...por isso...RUMO AO ECLETISMO!
Nota: Aplauso para a "solução Odivelas", que nos permitirá reunir as Modalidades todas no mesmo espaço, e que acima de tudo tirará muita da pressa e pressão na construção do nosso novo Pavilhão...ganhando-se tempo, tudo pode ser planeado e implementado com mais rigor, competência e eficiência. Não tive intenção de me esquecer do Hóquei e patinado, que tantas alegrias nos tem dado e nos irá, com toda a certeza, continuar a dar, a minha omissão situa-se entre o lapso e a relação "umbilical" e institucional que a mesma tem com o Sporting.
Saudações leoninas,
Ruben Proença de Amorim
Sem comentários:
Enviar um comentário