Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Reorganizar a SAD - Ideias e traços gerais

Luís Duque e Carlos Freitas acabam de se demitir ou de serem convidados a demitirem-se (?) dos cargos de Administrador Geral da SAD e Director desportivo, respectivamente, a medida, impensável há duas ou três semanas, tornou-se inevitável perante o resultado de ontem, a Godinho Lopes pedia-se coragem...e a verdade é que a teve, sem contemplações, hesitações e quaisquer receios orgânicos e político-clubistas.
Deixarei aqui as linhas mestras daquilo que preconizo para a vertente desportiva da SAD, Direcção desportiva e Gabinete de scouting, como é óbvio não aprofundarei muito o tema, pois seria um artigo extenso, fastidioso e pouco apelativo, para todos aqueles que não têm paciência nem grandes conhecimentos para analisar o funcionamento de um Departamento de futebol profissional de um clube.

As minhas ideias 

1º Contratação imediata de um treinador estrangeiro para orientar a equipa principal, com Oceano como nº2 da equipa técnica, independentemente dos adjuntos que tal treinador queira trazer...terá sempre que possuir um perfil ganhador e curriculum, e provas dadas com mais do que um sistema táctico.

2º Blindar o balneário e a estrutura ligada ao futebol profissional, se necessário com a imposição de um "black out", e nesse cenário, nunca deve ser levantado antes da paragem de Natal.

3º Silenciar e dispensar (nesta última opção, caso seja útil) todas as fontes, bufos e papagaios, sejam eles membros dos Órgãos Sociais, funcionários ou atletas do clube, o Sporting não pode continuar a "verter copos de água" diariamente, mais que uma "gota" é inaceitável e contraproducente.

4º Reestruturar o Gabinete de Scouting, dando-se mais poderes a Paulo Menezes, e contratando-se dois scouters internacionais, que respondam perante este, e este perante o futuro Director Desportivo...é necessário redimensionar, tornar mais profissional e menos redundante a prospecção de jogadores em idade profissional, há mais Violas por contratar.

Penso que também Pedro Cunha Ferreira, mantendo o actual cargo (Secretário-geral da SAD) deve ver os seus poderes aumentados, passando a actuar, a nível orgânico, entre o Administrador da SAD e o Director desportivo...e não ser somente um elo de ligação entre a SAD e o clube.

Saudações leoninas,
Ruben Proença de Amorim

Sem comentários:

Enviar um comentário