Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

A incapaz "Solução"...seja em 2012, 2013 ou 2020

Dia do pai, 19 de Março de 2012, uma data para ser apontada nas nossas agendas, diários, rascunhos, a data do incompetente Bruno Paixão, e da sua insana actuação em Barcelos, e dos sedentos de "Poder" que elaboraram um documento chamado de "A Solução 2012. Que Presente. Que Futuro?", que pretende ser cartilha, "Bíblia" da boa gestão financeira e desportiva do nosso clube.
Li todo o documento, parti logo de uma base de grande cepticismo em relação ao mesmo, não defraudou as expectativas que tinha em relação a ele, muito fraco, uma compilação dos resultados e exercícios da Sporting, SAD., aliado a um verdadeiro "copy paste" das regenerações e tentativas de regeneração de vários clubes europeus, ou seja, ideias novas, de raíz, nenhuma, uma declaração de intenções inocente, criada por gente com pouca (inocência).
Quem são os três autores deste documento?...José Eduardo e Vírgilio Lopes foram dois futebolistas do nosso clube, o primeiro mediano, o segundo um pouco melhor, com algum peso histórico na nossa Instituição, o outro autor, Ângelo Costa, ilustre desconhecido do Universo sportinguista, só surgido mais recentemente como apoiante de um ex-candidato derrotado no último acto eleitoral do clube.
O que dizem tais "personalidades" no referido documento?...pois bem, que não podemos gastar mais do que facturamos (receitas), que novidade!? que devemos apostar na Formação, pois devemos! (se dela "nascerem" jogadores com qualidade para envergarem a camisola do Sporting), que devemos comprar melhor (jogadores), outra banalidade absoluta, é claro que temos, até um adolescente sabe disso!
Questiono-me, que cargos tiveram tais "cavalheiros" no Mundo desportivo e futebol em particular nos últimos 20-25 anos? Qual a sua experiência em cargos de gestão e desportivos num clube com dimensão similar à do Sporting Clube de Portugal, que tipo de formação especializada ou académica têm na área para se arrogarem "experts" na matéria? Nos curriculum vitae dos três nada vejo que responda a estas questões.
No documento diz-se a certa altura que no Sporting dos dias de hoje tudo custa muito dinheiro " É que a unidade monetária – nos clubes de futebol – já há muito que deixou de ser o euro! Agora, uma simples caneta ou lápis custam, pelo menos, um…milhão de euros!!" Ao sr. José Eduardo respondo, um milhão não custa de certeza, mas 59€ por convidado VIP do Sporting nos jogos em Alvalade custa, e muito ao clube, bebam uma água ou "encham" o prato três vezes e o copo quatro, se está preocupado com as Finanças do clube, dê o exemplo, renegoceie, ao nível do que é cobrado aos nossos directos rivais pelo mesmo serviço.
Fala-se a certa altura em potenciais perdões de dívidas, à Banca, aos fornecedores, prestadores de serviço, etc...estará a Casa 21 disposta a ser benevolente com o Sporting Clube de Portugal, ou tais medidas são só para os outros?! Quem se diz sabedor, "expert", apontador de rumos e soluções, que dê o exemplo, não dando, ilude os sportinguistas com lugares comuns, clichés, assim mais valia estar calado.
Onde é que estiveram estes "senhores" nos últimos quinze (15) anos de péssima gestão do nosso clube? O proprietário da Casa 21 sei onde esteve, no clube, no Estádio, a ganhar dinheiro à conta do Sporting, em especial nos Mandatos de Dias da Cunha e Soares Franco, e com este último garantiu condições e contratos de exploração com cláusulas surreais para os tempos que correm e para situação económica do clube, os outros dois, nem sei, os CV não dizem, ficamos na mesma.
Os autores dizem a certa altura que não apoiam ninguém, pois não, os sportinguistas são todos criancinhas de sete/oito anos, ignorantes, que não sabem que entre as poucas dezenas de sócios presentes na apresentação de tal documento, estava sentado e sorridente um ex-candidato derrotado às últimas eleições no Sporting, dos restantes quatro, havia alguém presente na sala, os próprios, ou seus representantes? Não, nenhum, que coisa estranha.
Por muito que se apresentem balancetes, já elaborados por entidades competentes, se compilem dados e caminhos trilhados por outros clubes, uma coisa é inegável, para o aplicar no dia a dia do Sporting é preciso haver competência, dinheiro, investidores, conhecimento e experiência, coisa que não abunda nos cerca de cinquenta convivas presentes ontem no Tivoli, sportinguismos genuínos ou de ocasião não bastam.
Pelo texto presume-se que este ano (o primeiro, e ainda não completado) de Mandato desta Direcção e Corpos Sociais, foi o ano de todos os males da Instituição, foi nele que se criou o "buraco" onde estamos mergulhados há pelo menos sete ou oito anos, ou seja, Godinho Lopes e seus colegas de Direcção são os culpados de toda esta situação, tal mensagem subliminar é tão cómica como triste, desprovida de qualquer sentido lógico.
O clube não vai lá só com Fundos de jogadores, quem acredita nisso, presta um mau serviço ao Sporting, onde é que estão os investidores, os parceiros, a credibilidade junto da Banca, os necessários aumentos de capital? No Tivoli não estavam de certeza, e duvido que algum dia estejam, pois sem cinergias, competência e trabalho árduo ninguém confiará em "quimeras", "utopias", "promessas avulsas"...em meros "copy paste".
Os sportinguistas e em especial os seus associados não são parvos, nem gostam que os tomem como tal, sabem da realidade do clube, quem são os verdadeiros "culpados" pelo estado de coisas a que chegámos, e sabem também que prometer é fácil, fazer já é outra coisa, muito mais complexa, ao alcande de poucos e não de muitos, o "Poder" e os "arranjos" de bastidores aguçam a gulodice de uns, iludem outros, e quem perde com isso, claro está, é o Sporting.


PS- Sr. José Eduardo, mostre aquilo que apregoa, renegoceie, ceda, ajude o clube que tanto diz amar, tenha coragem de agir na base do que anuncia e exige, que tal começar por aí? Depois temos AG's, local onde se devem discutir tais propostas, no seio da nossa "família" sportinguista, que não tem, como é dito a determinada altura "lobos em pele de cordeiro", só tem sportinguistas, já fui a várias AG's e nunca ouvi uivos ou balidos.




Saudações leoninas,
Ruben Proença de Amorim

Sem comentários:

Enviar um comentário