Se concordei publicamente com a "mão firme" do Conselho Leonino e dos responsáveis pelo futebol do Sporting em relação à medida punitiva aplicada a Bojinov, já não o poderei fazer em relação à rescisão e consequente dispensa de Adrien Silva, quem anda no Mundo do futebol (no meu caso ando, não falo simplesmente por falar), sabe que um clube e um departamento de futebol não pode ser gerido por manual de instruções, e por medidas disciplinares "chapa 4".
Adrien disse antes do final da Taça que queria vencer, que tem isso demais? Fazia parte de um projecto desportivo (Académica), representava uma Instituição e um emblema, queriam que viesse dizer o quê? Que queria perder e que o Sporting ganhasse? Seria um completo non sense, e digo mais, um total desrespeito por um clube que o acolheu, acreditou no seu potencial e apostou nele (ao contrário do Sporting), por isso nem me merece mais comentários.
Aquando da discussão de uma possível extensão de contrato, veio a público dizer que queria renovar, mas que antes disso pretendia saber se seria aposta para o plantel principal, acho perfeitamente legitimo que um jogador de qualidade (que só terá tendência a melhorar) queira saber se vai fazer parte do plantel 2012-2013, ou se vai ser novamente cedido, já diz o ditado "gato escaldado de água fria tem medo", o jovem médio tem toda a legitimidade para querer jogar onde o apreciem, e onde possa evoluir enquanto homem e profissional de futebol.
Em abono da verdade há que dizer que Adrien tem mais qualidade que alguns jogadores que foram apostas de Domingos e Sá Pinto, tenho a profunda convicção que o mesmo queria continuar em Alvalade, e que as suas declarações pós-Taça não são mais do que um reflexo do estado de espírito de um jogador que adora o seu clube, mas que duvidou por momentos que seria considerado importante, aí o Sporting devia ter actuado...primeiro pedagogicamente.
Não concordo com a forma como Adrien decidiu expor as suas inquietações e preocupações enquanto profissional de futebol, não o devia ter feito para "fora", o mais sensato seria pedir uma reunião com Sá Pinto e Carlos Freitas, onde poderia e deveria expor as suas dúvidas e anseios, culpa aqui da Sports Entertainment Group e de Maikel Stevens, que agenciam o jogador...mas isso não é motivo suficiente para se "riscar" um jogador com futuro e que é um activo importante.
Fala-se que o médio luso-francês será jogador dos romenos do CFR Cluj na próxima temporada, a minha maior preocupação tem a ver com os moldes e alíneas jurídicas constantes nos termos de rescisão...Adrien estará impedido de jogar num dos nossos rivais directos durante os próximos 5 anos, e caso o faça, haverá lugar a indemnização compensatória, se sim, de que montante?...
Caso contrário, sem que tais cenários sejam salvaguardados, não me admiraria nada de vermos o jogador assinar por Benfica, FC Porto ou Sp.Braga em 2013-2014, ou até na reabertura de Mercado em Janeiro próximo...tal seria "tragicómico" e absolutamente intolerável, é que de uma coisa não tenho a menor dúvida, quem tem o poder de decidir e deseja usar de "mão-de-ferro" (está no seu direito), não pode depois cometer um acto de incompetência desse tipo.
Saudações leoninas,
Ruben Proença de Amorim
Sem comentários:
Enviar um comentário