GARANTIDOS
Zakaria Labyad
Foi o primeiro reforço oficial para 2012-2013, o Sporting oportunamente e aproveitando o facto do jogador terminar contrato com o PSV Eindhoven, assegurou os serviços do talentoso volante ofensivo holando-marroquino, que assinou até 2017.
Gelson Fernandes
Garantido até 2016, após um "braço-de-ferro" com o St.Etienne, que exigia 800 mil euros pelo passe do internacional suíço, mas que acabou por ceder às pretensões do Sporting e do próprio jogador, numa saída sem custos, pois já tinham acordo há várias semanas.
PRÓXIMOS
Khalid Boulahrouz
Será, de todos os alvos referenciados pelo Sporting, aquele que estará mais próximo de se tornar jogador do clube, estando neste momento a decorrer negociações entre a SAD leonina e os representantes de jogador, com vista à assinatura de um contrato de 2 épocas.
Marcos Rojo
Depois de uma disputa acesa com o Benfica pelo seu concurso, o Sporting parece ter ficado com caminho livre para garantir um alvo muito pretendido, para o lugar de defesa central e lateral esquerdo, tal como Boulahrouz, estará próximo de Alvalade, deve assinar até 2017.
REFERENCIADOS
Romelu Lukaku
É visto em Alvalade como um alvo de eleição para a frente de ataque, poderoso fisicamente e concretizador, estará referenciado para um possível empréstimo, por uma época, com Chelsea e Sporting a repartirem o vencimento do belgo-congolês.
John Guidetti
Será, segundo informações recolhidas em Inglaterra, a alternativa a Lukaku, também por empréstimo, mesmo após a excelente temporada que realizou ao serviço do Feyenoord, cedido pelo City, não faz parte do planos de Mancini, o que facilita a sua saída.
Opinião
Era ponto assente que o Sporting necessitava reforçar o seu plantel no ataque a uma nova época, com o objectivo de reduzir distâncias competitivas para os seus rivais, cumprindo em contra-ciclo, com a redução do orçamento para a nova temporada, em relação ao da anterior, em cerca de 8 milhões de euros.
Labyad foi o primeiro jogador a ser contratado, é até à data o melhor reforço, jogando encostado às alas ou atrás do ponta-de-lança, o holando-marroquino é um jogador desequilibrante, rápido e finalizador, daqueles que conseguem alterar o rumo de um jogo, muito cobiçado por Dortmund, Marselha e Benfica, preferiu o Sporting.
Gelson Fernandes é um médio box-to-box, capaz de cumprir o papel de "destruidor" de jogo, como também de iniciar a primeira organização ofensiva, com passagens pelas Ligas francesa, italiana e inglesa, sempre demonstrou maiores qualidades na Selecção suíça, em comparação com os seus desempenhos nos clubes onde actuou, onde não deslumbrou.
Bouhlarouz é apelidado de "Canibal", dada a sua dureza e capacidade de entrega ao jogo, inteligente do ponto de vista táctico, joga com igual eficácia a defesa central ou a lateral direito, numa época em que João Pereira foi vendido, Sá Pinto não quererá entregar todo o "peso" do lado direito da defesa a Arias e Cedric, daí a aposta no internacional holandês.
Rojo foi até há poucos dias considerado como prioritário para o rival Benfica, que terá desistido da sua contratação, abrindo-lhe as portas de Alvalade, a sua contratação estará presa por detalhes, tal como Bouhlarouz, o argentino actua a central e a lateral, neste caso à esquerda, e é visto por isso como alternativa ao compatriota Insúa.
Lukaku será, segundo algumas fontes em Inglaterra, um dos alvos pretendidos pelo Sporting para a nova época, por empréstimo, tal como Guidetti, que é, segundo as mesmas fontes, a alternativa ao belgo-congolês, a compra do passe de ambos é proibitiva para a SAD leonina, sendo a cedência o único cenário possível, no campo são dois "matadores", fortes fisicamente, com um excelente jogo de cabeça, que trabalham para a equipa e para o golo.
A política de contratações para nova temporada que se avizinha parece-me, e pelos dados até agora conhecidos, muito boa, o Sporting tem conseguido reforçar o seu plantel com jogadores que são claramente mais valias, não se desviando do rigor orçamental a que a SAD está obrigada, face às dificuldades económicas já conhecidas.
A filosofia parece óbvia, contratar jogadores a baixo custo, por empréstimo ou a custo zero, com qualidade reconhecida e capazes de desempenhar mais do que uma função/posição no relvado, dando assim mais alternativas a Sá Pinto, permitindo ao jovem treinador português experimentar novas nuances e novos sistemas tácticos, no começo e durante cada jogo.
Saudações leoninas,
Ruben Proença de Amorim
Sem comentários:
Enviar um comentário