Número total de visualizações de páginas

domingo, 10 de março de 2013

Até sempre Presidente João Rocha (carta aberta)

Não fui ao seu funeral, a essa hora estava a caminho de Coimbra, para apoiar a nossa equipa de futebol, mas tenho a convicção de que não iria estar presente se fosse outra a circunstância, custa-me muito a ideia de ver alguém tão grande, tão importante na vida de um sportinguista, reduzido à sua maior insignificância física, confesso que não era essa a forma como desejava recordar-me de si, pela ausência aceite as minhas desculpas, ainda que a tenha aqui explicado.
Podia falar dos 1210 títulos que o Sporting conquistou nos seus 13 anos de Presidência, mas não o vou fazer, pois o seu percurso pelo nosso clube foi e será sempre mais que mera estatística ou palmarés, o Presidente foi o mais grandioso e bonito sonho de todos os sportinguistas que viveram ou nasceram durante o tempo dos seus Mandatos, outros houve, antes de si, que serviram o Sporting com enorme sucesso, refiro-me a Ribeiro Ferreira (1946-1953) e Brás Medeiros (1959-1961 e 1965-1973).
Para consigo e para com esses dois outros Presidentes, terão os sportinguistas uma dívida que jamais poderá ser paga, a grandeza dos vossos Mandatos é tão enorme na nossa história, que basta dizer que nos 30 anos do somatório dos mesmos, o Sporting conquistou mais de metade dos seus títulos (em todas as modalidades), o que absorvido por quase 107 anos de vida do nosso clube, é algo de tão esmagador, que não vale a pena dizer muito mais.
Cheguei ao Sporting em finais de 1988, onde entrei para a secção de luta desportiva, de onde saí em 1992, à minha entrada no clube fazia já mais de 2 anos que o Presidente tinha saído de Alvalade, mas a sua obra, a sua mística e o ecletismo que construiu estavam bem presentes, ainda que não o fosse no papel, ainda era o nosso Presidente, ainda éramos os 15 mil atletas com que sonhou, ainda havia 22 modalidades no clube, ainda éramos uma máquina que conquistar troféus, essa é e será sempre a sua maior obra no Sporting.
Perante a partida de alguém tão querido para os sportinguistas, e tão importante para o nosso clube, pouco mais poderá ser dito para lhe fazer honra ou para apaziguar a dor de tal despedida, a lei da vida é implacável com todos nós, e não há pessoas insubstituíveis, mas existem pessoas inolvidáveis e o Presidente é e será sempre uma dessas pessoas, parafraseando um ex-Vice-Presidente do Sporting, que no dia do seu falecimento escreveu "A pegada que este Leão deixou, jamais será apagada da memória."...só lhe posso dizer que nunca o esquecerei.

Obrigado por tudo, e pelo orgulho que sinto por ter sido meu Presidente e meu consócio.
À família Rocha envio um forte abraço nesta hora difícil.

Até sempre Presidente...saudações leoninas,
Ruben Proença de Amorim

Sem comentários:

Enviar um comentário