Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A verdade sobre a situação de Labyad

Muito se fala, pouco se acerta, uma análise mais cuidada às regras da FIFA e da UEFA seria mais do que suficiente para esclarecer qualquer dúvida...e que dúvida é essa? A situação do extremo do PSV Eindhoven, o holando-marroquino Zakaria Labyad, que é, para a maioria dos sportinguistas uma história incerta, fruto de muita contra-informação, que urge agora esclarecer.
O Sporting tem de facto um pré-acordo com o jogador e seu empresário para um contrato de cinco temporadas (até Junho de 2017), se tal acordo contempla alguma cláusula indemnizatória em caso de não cumprimento do mesmo, só as partes envolvidas o saberão, mas é um facto confirmado, ele existe no papel, e a vontade do jogador é rumar a Alvalade, mesmo após recentes abordagens de Dortmund, Marselha e Udinese.
Para quem não está familiarizado com as regras dos organismos que supervisionam o futebol, há normas estabelecidas, e tais entidades não "brincam" com elas, o PSV Eindhoven afirma que possui uma cláusula de opção para renovar automaticante o contrato de Labyad, por mais duas temporadas, ninguém o contesta, nem jogador, nem empresário e muito menos o Sporting.
Mas convém esclarecer que tal opção não tem qualquer valor legal...e porquê? Porque Labyad é jogador da formação do PSV Eindhoven, nunca jogou noutro clube enquanto profissional, e tem menos de 21 anos, pelas regras da FIFA e da UEFA, tal cláusula só pode ser accionada unilateralmente (pelo clube) se o atleta já tiver completado 21 ou mais anos à data em que termina o contrato dito "normal".
Como tal, para Labyad permanecer no clube holandês, sendo accionada tal opção, o jogador teria de anuir à sua activação, o que não aconteceu, mais, é fácil perceber que o PSV Eindhoven não tem razão ao nível da jurisprudência e sabe disso, caso contrário não teria apresentado três propostas de aumento de salário ao jogador nos últimos sete meses, tenta assim desesperadamente manter um jogador que não quer continuar no clube.
Não passa pois de uma táctica dois em um, que visa também desinformar os adeptos do clube holandês, adiando as justificações que mais tarde ou mais cedo terão de ser prestadas pelos responsáveis...como se deixou escapar um dos maiores produtos de formação do PSV Eindhoven, já hoje um dos melhores elementos do plantel?...contra factos não há argumentos, e Labyad até já visitou o Estádio de Alvalade e a Academia de Alcochete!


Saudações leoninas, 
Ruben Proença de Amorim 

1 comentário:

  1. bom esclarecimento, obrigado Ruben...saudações Leonísssssssssssssssssssssssssssimas!!!

    ResponderEliminar