Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O falhanço absoluto do futebol da SAD



Perante aquilo que vejo e discordo, decidi não me pronunciar ontem, optei por "dormir" sobre o assunto, mas hoje, ao acordar, não podia deixar de o fazer...


Ontem vivemos mais um capítulo "negro" da nossa história centenária, perdemos a final da Taça contra uma equipa, que pese tendo os seus pergaminhos, só evitou a descida de divisão na penúltima jornada, mais do que isso, a deplorável exibição do Sporting e a fraca capacidade do treinador em mexer na e com a equipa saltaram à vista de todos, uma situação que exige mudanças.
Primeiro entendo, disse-o publicamente e até a alguns dirigentes do nosso clube, aquando da sua promoção a treinador da equipa principal, que Sá Pinto não era uma boa escolha para o Sporting, o seu passado de conflitualidade, violência e a sua falta de curriculum e percurso como treinador profissional eram alertas mais do que suficientes, isso estava à vista de todos, só não viu quem não quis.
Na altura não me manifestei contra a nomeação de Sá Pinto nos blogues e nas redes sociais, por entender que, ao faze-lo, estaria a criar mais instabilidade no seio da Instituição, mas nunca tive dúvidas, não é o treinador de que o Sporting precisa, foi quase à final da Liga Europa, quase ao 3º lugar e quase ganhou a Taça de Portugal, é o treinador que é, limitado tecnicamente e para o quase, quase esse que não chega para a grandeza do Sporting.
Corria o mês de Fevereiro de 2011 (1 mês e pouco antes do acto eleitoral), e sugeri três nomes para treinador principal, Francesco Guidolin, Marcelo Bielsa e Muricy Ramalho, a resposta que tive foi "impossível, são treinadores para ganharem 140, 150 mil euros, muito caros para o Sporting", a esse expert do nosso clube e aos que como ele têm visão limitada e pouco competente, só pergunto o seguinte, Polga, recebendo 125 mil euros, é um jogador barato?!
Luís Godinho Lopes acreditou que podia ganhar pontos eleitorais com os nomes Luís Duque e Carlos Freitas, mas sei que acreditou mais que isso, acreditou que ganhando as eleições seria vencedor no futebol com tal dupla, errou pela escolha e pior que isso, não soube estudar, presumo eu, alternativas, algumas até no Universo Sporting, os resultados estão aí para serem analisados.
Duque e Freitas são principescamente pagos, tendo ainda várias regalias, já nem falando das comissões elevadas que auferem pela sua actuação no Mercado de jogadores, tal dupla tinha e tem obrigação de apresentar resultados e não o fizeram, infelizmente o Sporting agarrou-se a "sonhos antigos" de 2000 e 2002 para catapultar o seu futebol, errou redondamente, o futebol muda e com ele devem mudar as escolhas, estratégias e visões.
Sá Pinto não deve continuar como treinador principal em 2012-2013, e mais, após a entrada de investimento financeiro no Sporting, a SAD deve mudar o seu paradigma, organograma e actuação no Mercado, entre Duque e Freitas, um deles deve abandonar Alvalade, ou até mesmo os dois, é preciso entregar o futebol do clube a quem tenha por ele paixão e possua comprovada competência, e que não veja as transferências do clube como forma de receber comissões.
A Luís Godinho Lopes exige-se que pondere profundamente e tire as ilações necessárias do falhanço desportivo da equipa de futebol nesta época, que promova as mudanças obrigatórias na equipa técnica e especialmente no futebol da SAD, 2011-2012 foi uma época perdida, como tal não será a hora mais indicada para manter posições, visões e optar pelo rumo da teimosia, pois o Sporting merece mais que isso.


NOTA: Já falei sobre o Scouting, das mudanças orgânicas e de funcionamento que entendo necessárias, não me vou alongar sobre o assunto, mas não quero deixar de dizer que não nos servem só antigos analistas de base de dados e ex-jornalistas de jornais desportivos...e mais, a SAD deve "ouvir" mais quem, gratuitamente, mas fruto da sua reconhecida competência, sugere jogadores ao clube, e neste momento são duas ou três pessoas a faze-lo a um ritmo constante...é hora de acabar com a importância das comissões e começar-se a trabalhar para o Sporting!


Saudações leoninas,
Ruben Proença de Amorim







1 comentário:

  1. Brilhante a sua análise. Os meus sinceros parabéns e já agora acrescento:

    1) Em que lugar estava o SCP quando o Domingos saiu - 4º não era?? Acabou como? Em 4º! 2) Quem colocou o SCP no Jamor ? O Domingos!! Que fez o Sá Pinto?? COmeteu a proeza de perder com uma equipa que teve 16 jogos consecutivos sem vencer!! 3) Quem é o Sá Pinto ou que provas tem o Sá Pinto para já ser considerado por muitos um treinador na verdadeira acepção da palavra, que justifique ir auferir 700 mil euros/época, a fazer fé no que tem vindo nos media? 4) O melhor momento da época, em termos defensivos coincidiu com a entrada do Xandão, para mim de longe o melhor central do Sporting, e o que fez Sá Pinto?? Encostou-o à box!!

    E para rematar, aquela de tirar o Insua, meter o André Martins e derivar o Schars para defesa esquerdo, nem um mágico ao nível do David Cooperfield conseguiria por em prática... Por isso, espero que a merecida derrota na Taça ao menos sirva para esse gajo ir para bem longe de Alvalade e que, já agora, leve também o João Pereira com ele!!

    ResponderEliminar