Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Insólitos...também em Alvalade - Sporting-Rangers (Taça das Taças, 1971-72)

TAÇA DAS TAÇAS - Sporting Clube de Portugal vs Rangers Football Club
1ª mão (Glasgow) 2-3 (vitória do Rangers)
2ª mão (Lisboa) 4-3 (vitória do Sporting)




O Sporting tem tido ao longo da sua história nas competições da UEFA maus resultados contra o Rangers FC da Escócia. Dois confrontos, duas eliminações das competições europeias.
A primeira vez que os dois clubes se encontraram na UEFA foi na longínqua temporada de 1971-72 na pretérita Taça dos Clubes Vencedores de Taças (TVT), a qual se realizava entre as equipas que tinham ganho na época anterior a Taça do respectivo país. Esta competição realizou-se entre 1960-61 e 1998-99 e o seu vencedor ganhava o direito a participar na final da Supertaça Europeia do ano seguinte, na qual enfrentava o vencedor da Taça dos Clubes Campeões Europeus e a partir de 1991-92 da Liga dos Campeões que a substituiu.
O Sporting recorde-se venceu a Taça dos Vencedores de Taças em 1963-64, sendo o seu único troféu europeu.

Em 1971-72, o Sporting jogou com o Rangers na 2ª eliminatória da TVT, depois de ter eliminado na primeira o Lynn de Oslo da Noruega por 7-0 (4-0/3-0). A 20 de Outubro de 1971 os leões deslocaram-se a Glasgow, Escócia, e no Ibrox Stadium conseguiram uma derrota tangencial com dois golos marcados fora (2-3), o que augurava boas perspectivas para o encontro da segunda mão em Alvalade. 
Alinharam nessa partida: Damas; Laranjeira, Caló, José Carlos e Hilário; Gonçalves e Vágner; Chico Faria, Nélson, Yazalde e Dinis; jogaram ainda Pedro Gomes e Lourenço, substituindo Laranjeira e Gonçalves respectivamente.
O treinador era Fernando Vaz, com quem o Sporting se tinha sagrado campeão em 1969-70. O Sporting esteve a perder por 0-3 à meia hora de jogo, mas encetou uma recuperação com golos de Chico Faria e Pedro Gomes, garantindo um excelente resultado fora.
Em Alvalade a 3 de Novembro o Sporting recebeu os escoceses e durante o tempo regulamentar obteve um resultado simétrico, vitória por 3-2.
Alinharam nessa partida: Damas; Pedro Gomes, Caló, Laranjeira e Hilário; Tomé, Vágner e Fernando Peres; Lourenço, Yazalde e Dinis; jogaram ainda Nelson e Márinho substittuindo Tomé e Dinis, respectivamente.
O resultado foi-se alternando: 1-0 (Yazalde), 1-1, 2-1(Tomé), 2-2 e 3-2 (Pedro Gomes). Foi-se para prolongamento e nessa meia hora Rangers e Sporting marcaram um golo cada um (Fernando Peres). 
O árbitro holandês Van Rawens terminado o prolongamento mandou desempatar o jogo por penalties e Victor Damas numa noite portentosa deu a vitória ao Sporting com 3 defesas. Só que a regra dos golos no prolongamento contarem como se fossem marcados em campo neutro tinha acabado na época anterior e o árbitro não estava informado. Assim o que o Rangers passou à 3ª eliminatória fruto do seu golo no prolongamento contar a dobrar, em caso de empate, como actualmente se verifica. O Rangers viria a ganhar o troféu nesse ano batendo na final o Dínamo de Moscovo por 3-2.


Saudações leoninas,
Ruben Proença de Amorim

1 comentário:

  1. este último jogo com o escoceses mais ingleses da Escócia, até me apeteceu partir a cadeirinha em que sento a padiola desde que o estádio estreou as games...pooooooooooooooooorra ser eliminado no tempo de descontos daquela forma infantil...nem uma equipa de iniciados sofria aquele golo...todos para um lado abriram uma auto estrada para os escoceses marcarem isolados do outro....faz-me lembrar a eliminação em casa contra os turcos...e contra os Dinamarqueses...das últimas... mamei-as todas...é que me podia ter dado para ficar em casita, nalguma delas...ás, vezes, têm-me passado algumas "iluminências" pela tola...mas nos desastres da última década...não é que os gramei todos!!!

    ResponderEliminar